Lucro líquido foi de R$ 86,6 milhões, ante R$ 1,7 milhão na comparação anual
12 de agosto de 2025 – A FriGol, um dos principais e mais tradicionais processadores de carne bovina do Brasil, registrou receita bruta de R$ 1 bilhão no segundo trimestre de 2025, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida atingiu R$ 984,1 milhões, também 25% superior. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 154,1 milhões, alta de 234,6%, com margem de 15,7%. Já o lucro líquido foi de R$ 86,6 milhões, alta significativa em relação aos R$ 1,7 milhão registrados no segundo trimestre de 2024.
“Os resultados positivos do trimestre são reflexos da melhora nos preços no mercado externo, principalmente na China, e de nossa estratégia de diversificação de destinos, optando pelos mais rentáveis”, destaca Luciano Pascon, CEO da FriGol.
Diante desse cenário, as vendas para o mercado externo representaram 56,3% do faturamento da FriGol, alta de 4,7 pontos percentuais na comparação anual.
A China segue sendo o principal destino das exportações, porém, passou de 81% de representatividade no segundo trimestre de 2024 para 77%, resultado da estratégia de diversificação. Israel, segundo principal mercado, passou de 7% para 6%, Hong Kong de 3% para 2%, enquanto outros mercados aumentaram a participação de 9% para 15%.
Entre os destaques do aumento dos volumes exportados estão União Europeia, Canadá, Chile e Arábia Saudita, além de Indonésia, Filipinas e Singapura, países do Sudeste Asiático nos quais a empresa tem grande foco.
“Os resultados poderiam ser ainda melhores, se não fossem os primeiros reflexos do ciclo pecuário, com menor oferta de boi gordo e, consequentemente, a alta no valor da arroba de cerca de 40% na comparação com o segundo trimestre de 2024”, pontua Carlos Corrêa, diretor financeiro & sustentabilidade. Nesse cenário, a companhia abateu 155 mil bovinos no trimestre, queda de 8% na comparação anual.
O mercado interno, que representou 43,7% do faturamento, enfrentou margens pressionadas, impactadas pela alta da arroba e pelo consumo em baixa. Para contornar, a estratégia da FriGol tem sido focada nas vendas de produtos de alto valor agregado, como as linhas Chef, Angus, BBQ Secrets e Açougue Completo. Essas linhas apresentaram alta de 5,8% na comparação com o segundo trimestre do ano passado.
Solidez financeira
Na comparação entre 30/06/2025 e 31/12/2024, a alavancagem passou de 1,2x para 1,5x dívida líquida/Ebitda. Apesar da variação, o índice foi mantido entre os melhores do mercado, resultado do foco na disciplina financeira, mesmo diante de um período marcado por aumento da necessidade de capital de giro na operação. Nesse intervalo, as Contas a Receber de Clientes cresceram R$ 128,8 milhões (alta de 144,6% em relação a 31/12/2024), enquanto a Conta Estoques avançou R$ 20 milhões (16,65%), acompanhando a expansão das operações.
Adicionalmente, registramos redução na conta Fornecedores na comparação com 31/12/2024. No fim do ano, é típico o movimento de alta no volume de compra a prazo de gado, já no primeiro semestre a companhia teve um volume menor, o que resultou na redução de R$ 52,9 milhões.
No total, essas variações representaram um desafio de financiamento de R$ 201,7 milhões, que se refletiu no aumento da dívida bruta em R$ 52,3 milhões e na redução do caixa em R$ 152,9 milhões. A FriGol encerrou o segundo trimestre com caixa de R$ 206,8 milhões.
Importante ainda destacar que, no período, a companhia apropriou-se de créditos de ICMS (conforme Convênio ICMS 109/2024, Lei Complementar 160/2017 e Convênio Confaz 190/2017) no valor de R$ 19,9 milhões relativo a 2025 e R$ 92,5 milhões de crédito extemporâneo, que impactaram positivamente o Ebitda e o lucro líquido.
Por outro lado, mantendo uma postura conservadora, a companhia realizou provisões importantes durante o trimestre, como o lançamento do PRR/Funrural conforme CPC 23 e 26 e a provisão dos valores referentes à incidência do PIS e COFINS sobre o Crédito Presumido do ICMS, por mudanças nos prognósticos trazidos por recente jurisprudência, reduzindo o resultado no trimestre; entretanto, obedecendo os melhores padrões contábeis e tributários. Dessa forma, o Ebitda e o lucro líquido do trimestre foram impactados por uma redução de R$ 28,7 milhões oriundos da provisão do PIS e Cofins e, no tocante ao PRR/Funrural, não ocorreram impactos no Patrimônio Líquido, conforme determina o CPC.
Resultados Semestrais
No semestre, a FriGol acumulou receita bruta de R$ 2,1 bilhões, alta de 21% em relação aos R$ 1,7 bilhão registrados no primeiro semestre de 2024. A receita líquida foi de R$ 2,0 bilhão, alta de 22% ante R$ 1,6 bilhão na comparação anual. O Ebitda no período foi de R$ 164 milhões, 140% maior na mesma comparação, com margem de 8,4%. Já o lucro líquido foi de R$ 87,6 milhões ante prejuízo de R$ 3,3 milhões no primeiro semestre do ano passado.
Gestão focada em cultura, eficiência e resultado
Em julho, a FriGol lançou o programa interno FriGol Mais: + Cultura + Eficiência + Resultado, com o objetivo de engajar todas as equipes em iniciativas que promovam a cultura organizacional, impulsionem a eficiência operacional e contribuam diretamente para a geração de melhores resultados financeiros.
Paralelamente, toda a liderança — incluindo CEO, diretores, gerentes, coordenadores e supervisores — participa, ao longo do ano, do programa de capacitação DNA da Liderança. Desenvolvido com o apoio de uma consultoria especializada, o treinamento aborda temas de gestão e competências comportamentais, alinhados aos valores da FriGol, essenciais para o fortalecimento e crescimento da companhia.
ESG
Ao final do semestre, a FriGol lançou seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2024, que reúne os resultados financeiros, operacionais e torna pública a evolução e as metas da companhia na agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). O relatório, publicado pelo quarto ano consecutivo, segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Além disso, o período foi marcado também pela divulgação, em maio, pelo Ministério Público Federal do Pará da auditoria do TAC da Carne Legal. Pela 3ª vez consecutiva, a FriGol atingiu 100% de conformidade, comprovando que todos os fornecedores diretos estão em conformidade socioambiental.
Outro marco importante no semestre foi a publicação, em março, do resultado de 2024 do monitoramento de fornecedores indiretos nível 1, ou seja, de quem fornece gado para os fornecedores diretos da companhia. É o segundo ano consecutivo que esse monitoramento é tornado público no site da FriGol, atendendo à solicitação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ao setor de carne bovina no Brasil. O monitoramento de fornecedores indiretos é um desafio para o setor e imprescindível para mitigar o desmatamento em todos os elos da cadeia produtiva. A companhia considera um importante avanço estar monitorando há dois anos 100% dos indiretos nível 1. Considerando a média dos dois anos, houve o atingimento de 72,5% de conformidade.
Sobre a FriGol
A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carne bovina do Brasil. Fundada em 1992, pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a FriGol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países, distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.
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