Qualidade e Segurança de Alimentos Frigol

QUALIDADE FRIGOL: ABRINDO POSSIBILIDADES POR MEIO DA EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

A Frigol atua fortemente na segurança do produto que fornece aos seus clientes, com rígidos controles dos processos de produção, contando com o Departamento de Qualidade e Segurança dos Alimentos na elaboração e monitoramento dos procedimentos mais seguros para serem cumpridos pelas fábricas, atendendo a vários protocolos internacionais e aos requisitos legais exigidos pelos países aos quais somos habilitados.

O nosso Departamento de Qualidade e Segurança de Alimentos coordena os trabalhos com as equipes das unidades produtoras, orientando e acompanhando a realização dos procedimentos, através de comunicação constante e auditorias internas. Com isso, contamos com alguns pilares fundamentais para garantir um produto que atenda todas as expectativas dos nossos clientes e consumidores.

SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Garantindo produtos livres de contaminantes acidentais ou interclonais

QUALIDADE

Garantindo o cumprimento das especificações sensoriais dos nossos produtos

AUTENCIDADE

Garantindo fluxo produtivo de larga escala prezando pela procedência do produto a ser entregue aos nossos consumidores

LEGALIDADE

Garantindo o exercício dos requisitos legais dos mercados de destino e seus respectivos clientes

POLÍTICA DE QUALIDADE E SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

A Frigol S.A. tem como política a melhoria contínua dos seus processos e produtos, o atendimento às necessidades de seus clientes e stakeholders com a geração de produtos autênticos, seguindo requisitos legais, padrões da qualidade e segurança dos alimentos, por meio da capacitação de seus colaboradores, parceiros e fornecedores.

Temos nossas fábricas de carne bovina e suína in natura certificadas no programa HACCP e as plantas de carne bovina in natura na norma global de Qualidade e Segurança de Alimentos BRCGS FOOD, sendo as unidades auditadas por um Organismo Certificador independente.

Nosso sistema de gestão da qualidade é seguro e efetivo, o que é comprovado pelo resultado do último ano, em que a Companhia manteve todas as suas habilitações para exportação a diferentes países, mantendo a presença em mais de 60 países ao redor do mundo. Também não registramos recalls de produtos em nenhuma das plantas.

Utilizamos diversos controles para garantir a qualidade e segurança dos alimentos que produzimos, dentre eles se destacam:

Programa de BPF

Boas Práticas de Fabricação é um conjunto de normas adotadas a fim de garantir uma produção com qualidade sanitária e a conformidade dos produtos produzidos com os regulamentos técnicos.

Programa de PPHO

Procedimento Padrão de Higiene Operacional são normas e procedimentos desenvolvidos, implantados e monitorados, que garantem a higiene das instalações, equipamentos e utensílios antes, durante e após o processamento da carne.

MIP

Manejo Integrado de Pragas: é o sistema que incorpora ações preventivas e corretivas constantes para impedir a existência de pragas na fábrica como um todo, com a aplicação de mecanismos e controles nas áreas externas e internas.

Programa PSO

Procedimento Sanitário Operacional são procedimentos implantados para realização das operações da indústria nas áreas de manipulação de alimentos, garantindo o cumprimento de todos os cuidados necessários para a obtenção de produtos da mais alta qualidade.

Programa de Manutenção

Manutenção Industrial: é o programa de manutenção preventivo de equipamentos e instalações que visa manter os equipamentos em pleno funcionamento e sem risco aos produtos produzidos.

Programa de Análises Laboratoriais de Produtos

São realizadas em laboratórios terceirizados análises microbiológicas e físico-químicas de nossos produtos nas diversas etapas de produção, além dos equipamentos, como uma forma de verificação da eficiência dos nossos procedimentos de produção e higienização, de forma a garantir alta qualidade e segurança de alimentos, frente aos nossos clientes.

 

Programa de APPCC/HACCP

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é uma ferramenta que identifica e controla perigos químicos, físicos e microbiológicos que possam colocar a saúde do consumidor em risco (aplica-se a todas as linhas de produção).

Programa de Rastreabilidade

é uma ferramenta utilizada para o controle dos processos e dos produtos, através dele a empresa possui total controle da produção desde a propriedade até a expedição para mais diversos mercados.

Programa de Recall

é uma ferramenta, que em conjunto com o Programa de Rastreabilidade, possibilita à empresa rastrear e recolher qualquer produto que se julgue necessário, por alguma falha de processo detectada, garantindo assim a total segurança para os clientes diante de nossos produtos.

Programa de Treinamentos

Todos os colaboradores da Frigol são submetidos a treinamentos periódicos, com o intuito de aprimorar os conhecimentos e melhorar o desempenho nas suas operações diárias na produção, a fim de garantir a execução correta dos procedimentos de fabricação dos nossos produtos de forma segura e garantindo a qualidade.

Programa de Food Defense

Avalia possíveis vulnerabilidades do processo produtivo frente a contaminações intencionais e protege, através de procedimentos específicos, a geração de produtos livres de perigos físicos, químicos, microbiológicos e alergênicos.

Programa de Food Fraud

Avalia possíveis oportunidades de adulterações com objetivo econômico de nossos fornecedores, assim como de nosso próprio processo produtivo. Protege, através de procedimentos específicos, a geração de produtos autênticos e que não coloquem em risco a saúde de nossos consumidores.

Programa de Gestão de Fornecedores

Avalia a aprovação de novos fornecedores, determina o grau de criticidade dos diferentes tipos de fornecedores e seus respectivos itens, determinando uma avaliação específica (Certificação em Norma reconhecida pelo GFSI ou Auditoria In Loco ou um Questionário de Autoavaliação). O resultado dessa avaliação torna apto o fornecimento de insumos à Frigol.

Bem-Estar Animal Frigol – BEA

Nosso objetivo ao desenvolver o programa de Abate Humanitário e Bem-estar Animal é estabelecer regras significativas para a proteção dos animais durante as etapas pré-abate e abate, minimizando qualquer tipo de sofrimento aos animais, tendo melhores condições técnicas, melhores práticas dos métodos autorizados, além de garantir melhor qualidade e segurança do produto final.

Programas de Qualidade e Segurança de Alimentos Implantados pela Empresa

POLÍTICA DE BEM-ESTAR ANIMAL FRIGOL

  • Praticar o respeito a todos os animais, evitando o sofrimento desnecessário com aqueles destinados ao abate em nossa empresa;
  • Promover constantemente os procedimentos para o bem-estar dos animais recebidos, respeitando as legislações, e produzindo produtos de qualidade para nossos clientes;
  • Aumentar a parceria com os fornecedores de gado;
  • Auxiliar nas práticas de manejo dos animais nas propriedades, na busca pelos melhores animais.

Temos como parâmetros a legislações nacionais, mas tendo em vista nossas habilitações seguimos protocolos como do regulamento CEEE1099 da União Europeia, Protocolo da North American Meat Institute (NAMI).

Seguimos o conceito das 5 liberdades, conforme Farm Animal Welfare Committee (FAWC):

LIBERDADE FISIOLÓGICA:

Garantir condições que evitem fome, sede e desnutrição;

LIBERDADE PSICOLÓGICA:

Garantir condições que evitem medo e angústias;

LIBERDADE AMBIENTAL:

Garantir condições que evitem desconforto físico e térmico;

LIBERDADE SANITÁRIA:

Garantir condições que evitem dor, injúrias e doenças;

LIBERDADE COMPORTAMENTAL:

Garantir condições que permitam que as expressões normais de comportamento;

Nossas equipes (colaboradores, motoristas e lideranças) são treinadas nas diferentes etapas do processo como forma de difundir a cultura e as boas práticas de manejo de bem-estar animal.

Nossas unidades contam com colaborador específico para avaliação dos requisitos do programa de abate humanitário da empresa, este atua monitorando e tomando ações para garantir todos os procedimentos na cadeia.

Formamos o comitê de Bem-Estar Animal junto às lideranças das unidades visando ações para garantir a política de bem-estar animal e obter resultados visando a melhoria continua do setor e dos processos.

Trabalhamos diariamente na busca para melhorias no setor de bem-estar animal, junto a produtores rurais, originação, lideranças e colaborador porque QUALQUER ATO INTENCIONAL DE ABUSO NÃO É ACEITO PELA EMPRESA, reforçando que o animal que conduzimos para o abate é o alimento na mesa de muitas famílias, inclusive a nossa.

Mão-de-obra qualificada

Os colaboradores da Frigol são treinados e capacitados para seguir as melhores práticas de fabricação e garantir sempre a entrega de um produto saudável e seguro. Além disso, a empresa monitora seus fornecedores diretos para todas as linhas de produtos in natura.

HABILITAÇÕES E CERTIFICAÇÕES