PRESS RELEASE

FriGol celebra margem Ebitda de 6,2% e lucro líquido de R$ 13 milhões no 3° trimestre 

  • by frigol
  • data 07 de novembro de 2023

Período foi marcado pelo aumento no número de animais abatidos

São Paulo, 7 de novembro de 2023 – A FriGol, um dos principais e mais tradicionais frigoríficos do país, encerrou o terceiro trimestre com receita líquida de R$ 781 milhões, com alta de 3,6% em relação ao segundo trimestre deste ano, e lucro líquido de R$ 13 milhões. Confirmando a tendência de melhora nos resultados, que estão em ascendência a cada trimestre deste ano, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 48 milhões, com margem de 6,2%.

Além da rentabilidade, outro fato a destacar é o número de abate, que aumentou 21% na comparação com o terceiro trimestre de 2022, refletindo de forma concreta os investimentos realizados no primeiro semestre deste ano para a ampliação da capacidade produtiva nas três plantas de bovinos da companhia, localizadas em Lençóis Paulista (São Paulo), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (ambas no Pará).

“Os investimentos que fizemos no aumento de produção possibilitaram ganhar mais eficiência e contribuíram para termos um período de margens positivas, tanto no mercado interno quanto externo, com o melhor Ebitda do ano”, celebra Eduardo Miron, CEO da FriGol.

“Apesar de volume de abate superior, as receitas foram reduzidas pela precificação de venda da carne que sofrem impacto pela queda no preço da arroba. Além disso, a demanda do mercado chinês e o dólar mais baixo, ante o mesmo período do ano passado, também impactaram a receita com exportações, que mesmo assim representaram 54% das vendas no período”, complementa o CFO da FriGol, Eduardo Masson.

No comparativo com o terceiro trimestre de 2022, a receita líquida registrou queda de 18%, o lucro líquido ficou 49% abaixo e o Ebitda 27% menor. Por outro lado, a dívida líquida foi reduzida em R$ 25 milhões, uma queda de 9%.

Com disciplina financeira e gestão de capital de giro, a companhia encerrou o terceiro trimestre com caixa de R$ 306 milhões, 26% maior do que o registrado ao fim do segundo trimestre.

Novos mercados e sustentabilidade

Seguindo a estratégia de diversificar mercados, recentemente, a FriGol fechou as primeiras vendas para Singapura e Indonésia, países para os quais conquistou habilitações no início deste ano.

Singapura e Indonésia fazem parte do bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que tem uma população de cerca de 700 milhões de pessoas e tem sido visto com grande potencial para a companhia. O próximo passo é buscar habilitações para Filipinas e Malásia.

No mercado interno, o foco está na expansão das vendas de produtos de maior valor agregado, entre eles o projeto Açougue Completo FriGol, que teve seis novas lojas inauguradas no terceiro trimestre.

Reafirmando seu compromisso em prol da pecuária sustentável no Brasil, a FriGol, pela segunda vez consecutiva, atingiu 100% de conformidade nos critérios determinados pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Pecuária Sustentável, em auditoria supervisionada pelo Ministério Público Federal no Pará. O resultado, divulgado em outubro, comprova que todo o gado adquirido de fornecedores diretos no bioma Amazônia respeita critérios socioambientais.

A FriGol monitora 100% de seus fornecedores diretos em todos os biomas onde atua. Por isso, foi o primeiro frigorífico a implementar, em julho deste ano, o Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, coordenado pelas organizações Proforest, Imaflora, e National Wildlife Federation – NWF. O protocolo está na fase piloto, mas, como a FriGol já estava preparada para as demandas que constam da versão preliminar do documento, tomou a iniciativa de implementar de maneira pioneira.

Sobre a FriGol 

 A FriGol é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carne bovina do Brasil. Fundada em 1992, pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a FriGol está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. A empresa possui hoje importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países, distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Saiba mais no site da FriGol.

Atendimento à imprensa:
Elaine Daffara – elaine.daffara@frigol.com.br – (14) 9.8181-0183

 

Deixe um comentário
  • O seu endereço de e-mail não será publicado.
  • Campos obrigatórios são marcados com *

    Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.