NOTÍCIAS DE MERCADO

FriGol reafirma compromisso com agenda ESG em seu 2º Relatório Anual e de Sustentabilidade

  • by frigol
  • data 19 de abril de 2023

Entre os destaques de 2022, está o resultado da auditoria do MPF do Pará que comprovou que 100% dos fornecedores do bioma amazônico estavam em conformidade socioambiental

São Paulo, abril de 2023 – Em um ano marcado por uma consistente performance financeira e operacional, com os melhores resultados alcançados em toda sua trajetória, a FriGol também evoluiu na construção de seus pilares ESG e reúne as conquistas desse progresso com o lançamento do seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022. São apresentadas informações financeiras, ambientais e sociais sobre a atuação da companhia, de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Desenvolvido com a apoio do Grupo Report, que é referência no desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade, o documento oficial vem a público com o objetivo de divulgar os esforços para da FriGol para seguir entregando processos e produtos de qualidade aliados à responsabilidade socioambiental e às melhores práticas de governança. “Como uma empresa que preza pela transparência, é uma grande oportunidade para compartilharmos com todos os stakeholders nossas realizações tanto sob o ponto de vista operacional e financeiro quanto na agenda ESG, reafirmando o compromisso de evoluir, por meio das melhores práticas globais, para continuar alimentando milhares de famílias no Brasil e no mundo de forma sustentável”, enfatiza o CEO da FriGol, Eduardo Miron.

“É gratificante chegar ao nosso segundo relatório e poder compartilhar o quanto evoluímos. Por outro lado, sabemos que a jornada pela sustentabilidade exige evolução constante e, por isso, apresentamos uma série de compromissos e metas para os próximos anos, tendo a sustentabilidade no centro de nossa estratégia de negócios”, comenta o diretor administrativo e sustentabilidade da FriGol, Carlos Corrêa.

Conheça alguns destaques do Relatório Anual e de Sustentabilidade 2022:

GESTÃO AMBIENTAL

 A companhia tem investido fortemente em ações voltadas ao uso responsável de recursos naturais, implementando soluções inovadoras para promover melhores práticas em todos os processos de produção, além de monitorar e mitigar riscos ambientais.

Uma das grandes conquistas de 2022 foi o resultado do quarto ciclo de auditoria realizada pelo Ministério Público Federal no Pará que comprovou 100% dos fornecedores diretos e compras de gado estavam em conformidade com critérios socioambientais.

Em paralelo, em consonância com os ideais de garantia das melhores práticas para preservar o ecossistema, a FriGol produziu seu primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), conforme o Programa Brasileiro GHG Protocol. Neste ano, a empresa já está desenvolvendo as metas para reduzir a emissões desses gases.

Outro destaque no pilar ambiental está na aquisição de energia renovável para abastecer 100% da operação da companhia nos anos de 2023 e 2024. Até o ano passado, 70% do total energético consumido já era proveniente de fontes renováveis, como a solar, a eólica e a biomassa.

Além de ser parceira de ONGs com atuação na área socioambiental que visam a reduzir o desmatamento, a FriGol também participa ativamente de grupos de trabalho que têm o objetivo de promover a pecuária sustentável no Brasil. Nesse sentido, em 2022, a companhia se associou ao GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, que promove o diálogo entre todos os ativos da cadeia produtiva para encontrar e implementar formas de evoluir na sustentabilidade do setor.

 

Metas:

Entre as metas para os próximos anos, uma das mais desafiadores para o setor no Brasil é o monitoramento dos fornecedores indiretos. Nesse quesito, a FriGol pretende chegar a 100% de monitoramento de seus fornecedores indiretos até 2030, aplicando os mesmos protocolos endereçados aos fornecedores diretos, em todos os biomas e para todas as unidades produtivas. “Entretanto temos a intenção de antecipar para 2025 a mitigação do desmatamento indireto de nível 1, ou seja, aquele originado por fornecedores de nossos fornecedores diretos”, destaca Carlos Corrêa.

Em paralelo, a empresa está participando da implementação do Protocolo de Monitoramento Voluntário de Fornecedores de Gado no Cerrado, que vem sendo desenvolvido pelas organizações de manejo sustentável Proforest e Imaflora. Esse documento deve ser concluído ainda em 2023 e irá contribuir com o engajamento às melhores práticas de monitoramento socioambiental para a compra de produtos de origem bovina desse bioma, abrangendo fornecedores diretos.

A FriGol também busca a autossuficiência de biomassa no Pará, usada na produção de vapor para as unidades in­dustriais, por meio de um projeto de plantio de aproximadamente 280 hectares de eucalipto, divididos entre as cidades de Água Azul do Norte e São Félix do Xingu. O projeto teve início em 2021 e vai propiciar 100% de autonomia até 2028, além de contribuir para a redução das emissões atmosféricas geradas no transporte de lenha, que naquele estado pode chegar a distância de 700 km.

Em se tratando da questão hídrica, o foco está na cultura zero desperdício, que vem sendo internalizada e tem entre as principais metas a redução de 15% do consumo de água por m3/cabeça abatida até 2025, objetivo definido em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Estamos cada vez mais conscientes do importante papel que a FriGol ocupa nas questões socioambientais. Além de elaborar um planejamento de ações, colocamos em prática uma série de iniciativas que estão presentes em cada etapa de nossa cadeia de produção. Afinal, trouxemos para o centro de nossas prioridades o desenvolvimento sustentável, baseado em inovações tecnológicas que nos permitam minimizar os impactos sem perder eficiência operacional e qualidade produtiva”, relata Carlos Corrêa.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 Em 2022, a empresa desenvolveu sua Política de Investimento Social Privado (ISP) com o objetivo de apoiar e incentivar projetos nas regiões em que atua. Com foco em iniciativas voltadas à geração de emprego e renda, assistência humana e social, proteção do clima, alimentação e educação de qualidade, mais de R$ 1 milhão foram destinados a projetos sociais via leis de incentivos fiscais e doações.

Mantendo seu compromisso com as pautas de inclusão e diversidade, em 2022, 61% das contratações da FriGol foram de mulheres. Inclusive, a presença feminina também se estende à alta instância de lideranças, com três das sete cadeiras do Conselho de Administração ocupadas por mulheres, o que representa 42% do total.

“Para a FriGol, essas são ações primordiais para estimular o desenvolvimento das pessoas, tanto por meio de projetos de incentivo que estimulam o desenvolvimento socioambiental e dão protagonismo e voz às comunidades, quanto pelo investimento em uma cultura organizacional que avalia os trabalhadores por sua competência profissional, em um ambiente de trabalho que acolhe, integra e valoriza as diferenças”, comenta Eduardo Miron.

 

GOVERNANÇA

Para além do compromisso com as questões sociais e ambientais, a FriGol se mantém alinhada a uma atuação responsável no âmbito da governança, com ênfase na transparência, na prestação de contas à sociedade e às partes interessadas, além do aprimoramento contínuo da gestão de riscos empresariais. Para isso, conta com uma liderança experiente e apoiada por um conjunto de políticas, procedimentos e um Código de Ética robusto, além do suporte de renomadas auditorias.

Em 2022, a companhia deu continuidade a uma reestruturação da alta gestão, que incluiu a divisão das Diretorias Administrativa e Financeira em duas: Diretoria Financeira e RI e Diretoria Administrativa e de Sustentabilidade. Adicionalmente, para intensificar o cuidado com a área de Pessoas e dos Recursos Humanos, foi criada a Gerência Executiva de Gente & Cultura.

Buscando mitigar riscos financeiros, legais e de reputação, o frigorífico conta com duas instâncias da alta gestão: o Conselho de Administração, assessorado por três comitês (Pessoas e Sustentabilidade; Risco, Financeiro e Compliance; Operacional e de Estratégia) e a Diretoria Executiva.

“Baseamos nosso modelo de governança em princípios éticos e padrões de conduta que orientam as ações de acionistas, conselheiros, diretores, lideranças e colaboradores. Esses valores são essenciais para que a FriGol possa continuar se desenvolvendo como uma empresa de referência no que diz respeito aos pilares ESG.”, conclui o CEO Eduardo Miron.

Sobre a FriGol 

A FriGol SA é um dos principais e mais tradicionais frigoríficos de carnes bovina e suína no Brasil. Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atuava no ramo de carnes desde 1970, a companhia está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo (onde tem plantas na cidade de Lençóis Paulista) e no Pará (com plantas em São Félix do Xingu e em Água Azul do Norte). A empresa emprega cerca de 2.800 pessoas e possui importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países distribuídos pela América do Sul e do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Carlos Vinícius Amorim – 11 98483-9063 | imprensa1@fundamento.com.br

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | kelly.ortiz@fundamento.com.br

Deixe um comentário
  • O seu endereço de e-mail não será publicado.
  • Campos obrigatórios são marcados com *

    Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.